top of page

NÃO DEVEMOS CASAR PARA SER FELIZ, MAS SER FELIZ PARA CASAR

PROJETO A CAMINHO DAS BODAS DE PRATA - TEXTO 12


Você tem levado para o seu casamento vazios e traumas do passado na expectativa de que o seu cônjuge supra e cure todos eles?


Tem projetado nele a expectativa de que seja o seu salvador da pátria?


Segundo Naiana Brum, “Casar não é para ser feliz, é para fazer o outro feliz. E se com a felicidade do outro, você consegue ser feliz, então é esse o caminho”.


Há muito tempo escuto que, quando nos casamos, temos que pensar sempre em fazer o outro feliz. Se ambos fizerem isso, não tem erro, teremos um casamento com grandes chances de dar certo.


O fato é que, por mais que eu faça, nunca farei meu marido feliz por completo e nem ele a mim. Isso porque, no relacionamento a dois, somos cooperadores, mas não responsáveis pela felicidade do outro, senão pela nossa.


Para alguns, isso pode até soar lógico. Para outros, egoísta. Acontece que, infelizmente, somos socialmente condicionados a ser feliz a qualquer custo, ou fazer o outro feliz.


Essa segunda opção é muito dura na realidade, pois nos leva ao sacrifício de fazer tudo pelo outro na esperança de receber aceitação e reciprocidade de quem pode não estar pronto para nos oferecer isso.


Costumo defender sempre a tese de que cada um dá o que tem, de acordo com o repertório interno que foi construído ao longo da sua história de vida.


Ser feliz consigo mesma e decidir unir a sua felicidade à do outro, que também é feliz com ele mesmo, é sempre a melhor opção.


O casamento em si não traz felicidade, a não ser que seja construído dia a dia por pessoas mutuamente felizes. Se somos felizes, contribuímos com a felicidade do nosso parceiro, e vice versa.


Então, espere lealdade, respeito, amor, carinho, afeto, cuidado, companheirismo, gentileza, fidelidade do seu parceiro mas não ponha a chave da sua felicidade no bolso dele, pois ela é responsabilidade sua.


Não busque uma cara-metade para lhe completar; esteja inteira e busque alguém para os sabores e dissabores de uma vida a dois com você compartilhar.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2020 Duda Almeida, Terapeuta de Família e de Casal.

Todos os direitos reservados.

bottom of page