top of page

TEXTO 3: EM VEZ DE JOGAR O CASAMENTO FORA, POR QUE NÃO JOGAR FORA O QUE ESTÁ ESTRAGANDO O CASAMENTO?

Atualizado: 29 de jul. de 2020

PROJETO A CAMINHO DAS BODAS DE PRATA

ree

No post do mês anterior eu sugeri que você tirasse uma foto de casal e pensasse numa frase que representasse a forma como vocês têm se relacionado.

Que adjetivos definiriam o seu casamento, no momento atual?

Para ter clareza nessa percepção, proponho que você faça um “balanço” na relação e selecione os desencontros que precisam ser ajustados.

Quais desses impasses podem ser solucionados por iniciativa sua?

Qual a sua parcela de contribuição para a permanência da situação incômoda?

Os ajustes requerem vontade e disposição e o sucesso deste alinhamento dependerá da compreensão, da empatia e do respeito à individualidade do outro.

É que um casamento feliz é aquele onde há conquistas e reconquistas diárias, pois amor não alimentado caminha para a inanição, ainda que lentamente.

Uma vez levantados os pontos que precisam ser melhorados, proponho a listagem das razões pelas quais vale a pena permanecer na relação.

Pense nessas três perguntas:

O que lhe atraiu no outro?

Por que você decidiu se unir a ele?

Essas razões permanecem?

É importante ressaltar que o amor pelo outro é mais importante do que a necessidade que você possa ter dele. Se você não estiver inteira na relação, tenderá a não se sentir satisfeita, independentemente do que ele faça para corresponder ao seu amor. O vazio interior falará mais alto.

Não espere o relacionamento dar sinais de falência para só então socorrê-lo. Tampouco feche os olhos para a importância de cuidar das suas emoções. Ao menor sinal de reiteradas divergências, antecipe-se aos problemas. Jogar pra debaixo do tapete não irá solucionar o impasse. Fingir que não o vê, idem. Adiar a solução, nem se fala.

Como diz Dom Paulo Garcia, “não há relacionamento tão ruim que não possa ser restaurado, nem relacionamento tão bom que não possa ser melhorado.” . Está disposta?

No que depender de você, faça o possível para que dê certo e, no que não depender, entregue, em oração, a Quem pode cuidar de vocês: Jesus de Nazaré. Ele é o Deus do impossível, e nos garante que valerá a pena.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2020 Duda Almeida, Terapeuta de Família e de Casal.

Todos os direitos reservados.

bottom of page